top of page
escolavilatupipg

Atividade de Profº Kathleen (ELETIVA) 3º Bimestre.

Data: 28 de Agosto de 2021.

Disciplina: ELETIVA

Turma: 8º e 9º C


Resíduos orgânicos



O investimento em compostagem, que é a reciclagem de resíduos orgânicos - como sobras de alimentos e poda -, pode contribuir para melhorar o acesso da população a alimentos mais saudáveis, a diminuir custos de produção de agricultores, além de reduzir danos ao meio ambiente.


A reciclagem e lixo orgânico



Lixo orgânico é qualquer resíduo que tenha origem vegetal ou animal. Ele é produzido todos os dias nas residências, indústrias, hospitais, ou seja, em qualquer lugar. São basicamente compostos por restos de alimentos, como carne, cascas de frutas, borra de café e arroz. Esses tipos de resíduos devem ser descartados corretamente pois, além do mau cheiro, contaminam o solo e a água por conta da sua decomposição. Não é aconselhado que vá para os aterros sanitários pois, em céu aberto, a comida apodrece e gera chorume, que é um líquido escuro que contém alta carga poluidora e é proveniente de matérias orgânicas em putrefação. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o lixo orgânico pode causar sérias doenças como leptospirose, malária e febre amarela se não for descartado corretamente.


Aterros sanitários


“A população brasileira cada vez mais tem entendido isso pelo problema associado a áreas na cidade, que poderiam ser destinadas a um fim mais nobre, como habitação social, produção de alimentos, áreas de parques públicos, que são inutilizadas porque a gente deposita resíduos e que, muitas vezes, vão ser ocupadas por pessoas que têm demanda por moradia e vão sofrer os impactos socioambientais disso”


COMO O LIXO ORGÂNICO PODE SER RECICLADO?


Existem duas formas de reciclar o lixo orgânico: a compostagem, gerando adubo para ser usado em plantações, e por meio da produção de biogás.

O processo de compostagem pode ser definido como a reciclagem de matéria orgânica. O objetivo é diminuir o impacto nos aterros sanitários, onde toda a matéria vira gás metano, prejudicial quando depositado no solo. É uma alternativa simples, que pode ser feita em casa.


Agora é sua vez crie sua propria composteira

Siga as regras e bom estudo.


1. Separe todos os resíduos orgânicos

2. Escolha os recipientes

3. Escolha o lugar

4. Elabore sua composteira

5. Não mexa por no mínimo 15 dias Deus abençoe bons estudos e bom início de Semana.

Qualquer dúvida é só dar um Toque no grupo de WhatsApp.

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page